Quem é o Reflexoterapeuta?

É o profissional que domina e aplica a Reflexoterapia. Ele não é um apertador vigoroso de pontos nos pés, tão pouco um massagista delicado. Ele sabe a localização precisa de todos os pontos e também os graus de abordagem a serem utilizados para que o efeito desejado seja atingido.

Seu preparo inclui conhecimentos de Anatomia, Fisiologia, Fisiopatologia. Baseado na informação dada pelo cliente, mais a avaliação visual e de toque nos seus pés, sabe o protocolo terapêutico a ser aplicado. Há um conceito popular muito aceito que diz: “Se não fizer bem, mal não pode fazer.” Isto não é verdade! Na Fitoterapia, por exemplo, o uso incorreto de um chá pode não dar resultado algum se preparado abaixo da dosagem certa, como pode causar desarranjos orgânicos, se na dosagem excessiva. Na Reflexoterapia não é diferente, portanto, o preparo e a competência do profissional e a “cumplicidade” e envolvimento do cliente, vão determinar o sucesso do tratamento.

O Reflexoterapeuta não é médico. Tal como o Quiropraxista, o Acupuntor e outros profissionais de Terapias Alternativas, pode atuar em parceria com o médico no sentido de juntos, promover a homeostase do organismo do seu cliente.

Comments are closed.